ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ENEM PPL - 2019)A partir de 2018, a Resoluo n. 51

(ENEM PPL - 2019)

A partir de 2018, a Resolução n. 518 do Contran obriga todo novo projeto de automóvel, SUV e picape dupla a ter pontos de ancoragem para cadeirinhas infantis. Em 2020, a regra passa a valer para todos os modelos à venda no Brasil.

Esse tipo de fixação possui travas na cadeirinha no formato de garras que são encaixadas em um ponto fixo na estrutura do veículo. O Isofix reduz o deslocamento do pescoço, ombros e coluna cervical.

Desde 2008, a Lei da Cadeirinha estabelece que bebês e crianças só podem ser transportados em assentos infantis indicados segundo a faixa etária e o peso. Como reflexo, as mortes de menores de 10 anos caíram 23% no Brasil.

A cadeirinha do tipo Isofix não é presa no cinto, mas em dois pontos de apoio soldados à estrutura do carro. Há ainda um terceiro ponto, que pode ser de fixação superior (top tether), atrás do encosto. Cada garra de engate se encaixa num ponto de fixação. Depois, é só apertar o botão para soltá-lo.

CARVALHO, C. Disponível em: http://quatrorodas.abril.com.br. Acesso em: 22 ago. 2017 (adaptado).

 

Segundo o texto, a cadeira infantil do tipo Isofix tem por característica 

A

apresentar um esquema de fixação superior ao top tether presente em projetos de carros no Brasil. 

B

ficar presa no cinto e em mais dois pontos da estrutura de automóveis fabricados no Brasil. 

C

ser mais segura e mais simples de usar que outros modelos disponíveis no Brasil. 

D

estar presente em todos os modelos de carros à venda no Brasil.

E

ser capaz de reduzir os acidentes em 23% no Brasil.